A GMSM participou de apresentação sobre ACV - Análise do Ciclo de Vida promovido pela ABIPLA, e feita pela Dra. Leda Coltro, do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA). Os principais pontos da apresentação foram:
- Análise do Ciclo de Vida leva em consideração as etapas de fabricação do produto (do berço ao túmulo). Para iniciar uma ACV é preciso delimitar as fronteiras da análise.
- Avaliam-se as emissões (saídas da produção) e o consumo para fabricação (entradas). Para iniciar é preciso definir o escopo e objetivo, realizar um inventário (entradas e saídas) e levantar os impactos. Estas informações são interpretadas e resultam na Análise.
- Atualmente, a metodologia utilizada para ACV esta prevista na norma ISO 14.040 e 14.044.
- Para realizar a ACV de um produto deve-se levar em consideração a função do produto, por exemplo, para detergente em pó a unidade é Kg de roupa lavada.
- Com a ACV é possível a empresa identificar onde estão localizadas suas perdas e propor melhorias, diminuindo custos e melhorando a imagem ambiental da empresa.
Ficou claro a importância de se avaliar o ACV de um produto para cada região, uma vez que aspectos locais exercem forte influencia, alterando significativamente os resultados obtidos.